Especialista Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
A endoscopia (do latim = olhar para dentro) permite a visualização de partes do interior do corpo humano.
O exame é realizado através de um aparelho flexível, composto de fibras óticas que transmitem as imagens do interior dos órgãos para uma microcâmara e desta para um monitor, permitindo ao médico e sua equipe uma visualização adequada da região examinada. Usado em gastroenterologia, coloproctologia, cirurgia torácica, vascular e urologia.
A endoscopia digestiva alta é um exame bastante realizado atualmente e capaz de visualizar, diagnosticar e muitas vezes tratar de doenças da mucosa (camada interna) do esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino). É um procedimento seguro, realizado em jejum de 8 a 12 horas e com sedação. Não requer internação hospitalar, isto é, pode ser realizado em clínicas, laboratórios ou ambulatórios especializados, com o paciente voltando às suas atividades normais após um período curto de repouso.
Esta paciente se queixa de dor abdominal, azia e vômito e por este motivo foi indicado exame de endoscopia. Logo no início do exame percebeu-se uma úlcera no estômago, examinando mais, também foi encontrado hérnias no esôfago (esofagite), causa do refluxo, podendo virar um câncer caso não seja tratado. Como procedimento padrão, fiz a coleta de materiais que serão analisadas pelo laboratório afim de diagnosticar precisamente se a úlcera é benigna ou maligna.
Clicando no botão abaixo ou adicionando o número em seus contato. É rápido e sem complicação.
É imprescindível que o paciente esteja acompanhado de um adulto no dia do exame. Por conta da sedação, é normal o paciente tenha dificuldades em se locomover por sentir-se sonolento após o exame.
Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.
Em alguns casos, médicos podem pedir para suspender algum medicamento que possa alterar a coagulação do sangue.
Não há contraindicações para realizar o exame. Pessoas que apresentam problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, devem expor isso aos seus médicos anteriormente para que ele dê a melhor alternativa.
A endoscopia dura em torno de 5 a 20 minutos, dependendo da complexidade do caso.
Geralmente é realizada uma vez, porém a periodicidade do exame é determinada pelo médico e pode variar de acordo com o tratamento de alguma doença já instalada ou para analisar o andamento de um tratamento.
O Dr. Rubens de Oliveira Brito é um renomado médico e especialista em endoscopia, reconhecido pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, no ano de 2014.
Links úteis
Avenida Curitiba, n° 400, Zona 04, Maringá - PR
Telefones para contato
(44) 3346-6110
(44) 99101-3242
contato@rubensbrito.com.br
Segunda a sexta, das 7h às 18h
Sábado, das 7h às 12h